Placas elevadas avermelhadas que coçam, associadas ou não a inchaço: pode ser urticária!
A urticária é uma lesão avermelhada, elevada, com bordas bem definidas, que quando some não deixa marcas na pele ou cicatrizes. Coça bastante e pode estar associada a inchaço, principalmente do rosto, mãos e pés.
A urticária aguda (menos de 6 semanas) pode ter como causa quadros infecciosos e alergias (alimentar, medicamento, picada de inseto).
Já as urticárias crônicas (mais de 6 semanas de duração) podem ser induzidas por fatores físicos como frio, calor, atividade física, água, pressão na pele etc. E uma boa parte das urticárias crônicas fica classificada como espontânea (UCE) e não se identifica uma causa específica para seu aparecimento.
Existe ainda a urticária vasculite (costuma ser mais dolorosa) que pode estar relacionada a doenças reumatológicas, mas pode ser preciso biópsia da pele para diferenciar a UV das outras urticárias.
O diagnóstico da causa da urticária é feito por médico especialista através de história clínica detalhada. Exames ajudam apenas se direcionados pela história clínica e testes para verificar se estímulos físicos induzem a urticária crônica podem ser realizados. Alguns exames adicionais podem ser pedidos se suspeita de UCE ou UV.
O tratamento é feito com anti-histamínicos (os antialérgicos), que podem ter suas doses aumentadas até que a urticária fique controlada ou até que seja necessária medicação mais específica. No caso de identificado algum desencadeante para a urticária, evitá-lo faz parte do tratamento de controle.
Se há dúvida sobre qual a causa da sua urticária, procure um alergologista ou dermatologista para melhor investigação e evite exclusões desnecessárias ou baseadas apenas em exames.