Nariz que vive coçando, escorrendo, entupido e espirros frequentes pode ser rinite alérgica!
A rinite consiste em uma inflamação da mucosa do nosso nariz, causando todos esse sintomas. Pode ter diversas causas como infecções (principalmente por vírus), medicamentos e é comum vermos como causa em alguns lugares do Brasil a alergia a ácaros, fungos e poeira. Apesar de não colocar a vida de ninguém em risco, a rinite pode atrapalhar muito a qualidade de vida com prejuízo do sono e transtornos no trabalho e escola (imagina quem fica o dia todo com o nariz naquele “pinga pinga”, ninguém merece!).
Muitas pessoas com rinite alérgica podem apresentar também a conjuntivite alérgica, quando os olhos são acometidos e ficam vermelhos, lacrimejando e coçando. Existe também um maior risco de quem tem rinite alérgica ter asma alérgica e dermatite atópica (uma doença alérgica de pele).
O diagnóstico da rinite é clínico, mas testes podem ajudar a descobrir se a causa é alguma alergia respiratória.
O tratamento consiste em fazer o diagnóstico da causa, orientar evitar os possíveis desencadeantes, usar antialérgico via oral nas crises e fazer lavagem nasal com soro fisiológico sempre! Muitos casos precisam também do corticoide nasal para alívio dos sintomas basais (quem tem muitos sintomas e com bastante frequência).
Para alguns casos pode ser considerada a imunoterapia (conhecidas como vacinas para alergia) como tentativa de um controle mais definitivo da rinite alérgica.
Se seu filho / sua filha sofre com esses sintomas, procure um alergologista ou otorrinolaringologista para uma avaliação. Não ache que é normal viver com nariz escorrendo, a rinite tem tratamento e pode ser controlada!