A puericultura é a área da pediatria que se dedica aos cuidados com a criança em desenvolvimento e atua principalmente na promoção de saúde e prevenção de doenças.
Muitas famílias tem por hábito ir ao pediatra apenas quando a criança está doente, mas é muito importante manter esse acompanhamento de base para que possamos identificar precocemente algum sinal de preocupação e, principalmente, dar todas as instruções de medidas preventivas como:
- criar bons hábitos alimentares para prevenir obesidade
- manter carteira vacinal em dia para evitar infecções graves
- orientar como deve ser o berço seguro prevenindo riscos de sufocamento durante o sono do bebê
- dentre muitas outras coisas
Essa avaliação periódica da criança inclui acompanhamento de:
- Nutrição e crescimento: através da medição de peso e altura e orientação da rotina alimentar
- Vacinação: orientando as vacinas a serem feitas, explicando seus benefícios e checando se a carteira vacinal está sempre em dia
- Desenvolvimento: ao avaliar juntamente com os cuidadores se a criança está se desenvolvendo conforme o esperado para a idade
- Ambiente em que a criança vive: quem são os cuidadores, se tem pets, se há contato com a natureza, como são as brincadeiras, se há exposição em excesso a telas (televisão, tablets), se vai para escola, se faz outras atividades regularmente (como praticar um esporte ou tocar um instrumento)
Enfim, muita coisa mesmo é avaliada nas consultas de rotina pediátricas e esse acompanhamento é de suma importância para a criança e para a família.
Vale dizer que mesmo antes do bebê nascer o seguimento com pediatra se faz muito útil, nas consultas de pré natal, para atuar na prevenção e promoção de saúde, falar sobre o plano de parto, tirar as dúvidas dos primeiros cuidados com o bebê e ver se ocorre uma identificação com aquele pediatra que a família escolheu, havendo tempo de trocar de profissional caso não ocorra esse “match”.
Outro ponto que gosto de reforçar é que esse acompanhamento de rotina não é só com o pediatra. Nutricionista, consultora de amamentação, oftalmologista e odontologista são alguns outros profissionais que devem fazer parte do cuidado integral dos pequenos. Uma equipe multidisciplinar agrega muito valor aqui e cada família juntamente com seu pediatra deve avaliar com que profissionais vale a pena seguir e quando!
Espero ter esclarecido um pouquinho do que é a puericultura no cenário dos atendimentos pediátricos. Não deixe de fazer esse seguimento tão importante!