Infecções graves, de repetição ou quadros com autoimunidade ou muita inflamação (febres recorrentes, lesões de pele etc): pode ser problema na imunidade!
As imunodeficiências podem ser primárias (a pessoa já nasce com o problema na imunidade) ou secundárias (a tratamentos como quimioterapia, a infecção pelo HIV etc).
Em crianças com muitos quadros infecciosos ou infecções mais graves, geralmente se suspeita das imunodeficiências (mais modernamente chamadas de erros inatos da imunidade) e vale uma investigação com especialista. Outras condições que cursem com muita inflamação (quadros com febres recorrentes não associadas a infecção) ou autoimunidades (anticorpos feitos pelo indivíduo atacam partes de seu próprio corpo) também podem significar problemas na imunidade e o alergologista imunologista deve ser consultado.
O quadro abaixo resume alguns dos sinais de alerta que merecem investigação caso presentes nas crianças (fonte: https://www.bragid.org.br/novo/materiais-educativos.php):
Existem hoje descritos mais de 400 erros inatos de imunidade e são necessários exames para investigação a depender de qual(is) deles se suspeita. Cada caso tem tratamentos e recomendações específicos, que devem ser feitos pelo médico especialista.
Suspeita de alguma imunodeficiência? Não deixe de consultar um alergologista imunologista!