Pele seca, descamativa, com lesões avermelhadas que formam feridas e coçam muito: pode ser DA (dermatite atópica)!
A DA é uma doença inflamatória que acomete a pele, mais prevalente em crianças (60% dos casos iniciam antes de 1 ano de idade). Assim como a rinite alérgica, não causa risco de vida, mas provoca um grande transtorno na vida do paciente, com prejuízo de sono pela coceira intensa, dor e ardência ao tomar banho e o estigma e problemas de autoestima que as lesões na pele podem provocar. A DA NÃO é uma doença contagiosa, mas muita gente interpreta que pode “pegar” e prefere se afastar de quem tem a doença. Uma desinformação que leva a atitude discriminatória e gera sofrimento para os pacientes.
O diagnóstico é clínico, sendo a lesão de base chamada eczema (lesão avermelhada, descamativa, pode ficar ferida com saída de secreção). A localização das lesões ajuda no diagnóstico: em lactentes costuma aparecer em bochechas, tronco, braços e pernas e em maiores de 2 anos em dobras internas de cotovelos e joelhos, pescoço, pulsos e tornozelos.
Pode ter associação com outras doenças alérgicas como asma, rinite e alergia alimentar. Dentre os fatores que podem desencadear piora da DA estão: ácaros, frio, calor, estresse.
O tratamento consiste em cuidados com banho (evitar água quente, não usar sabonete em excesso e escolher um que seja adequado), hidratação da pele com bons produtos, evitar os desencadeantes e uso de medicações e pomadas em alguns casos.
Cuidado: lembre-se que cada paciente é único, às vezes o que funcionou para um amigo / parente com mesmo diagnóstico pode não ser o mais adequado para você!
Na dúvida, busque sempre um alergologista ou dermatologista para te auxiliar. A DA pode se resolver com o passar dos anos, mas enquanto isso é preciso manter um bom acompanhamento para evitar as crises e manter a doença sob controle.