Tosse seca, falta de ar, chiado e aperto no peito pode ser asma!
A asma é uma doença que acomete os pulmões, mais especificamente os brônquios (que são os caninhos que levam o ar do nariz e boca até os pulmões). Acontece uma inflamação dos brônquios, que ficam com calibre reduzido e pode haver então uma dificuldade de passagem de ar por eles, gerando os chiados, dor no peito e falta de ar. Dentre as causas da asma, está a alergia a ácaros, poeira, fungos e outros alérgenos respiratórios.
O diagnóstico é feito pelo quadro clínico sugestivo, exame físico e um exame chamado espirometria (a gente sopra em um canudo e o aparelho mede os volumes de ar nos pulmões). O problema é que nas crianças abaixo de 5 ou 6 anos é muito difícil a realização desse exame e o diagnóstico fica mais complicado e depende mais ainda da história clínica e de alguns fatores de risco avaliados.
O tratamento é baseado no uso de bombinhas inalatórias de uso contínuo e também nas crises.
A asma é uma doença potencialmente grave, existe risco de falta de ar importante com necessidade de internação, suporte de oxigênio e inclusive risco de morte! Portanto é de suma importância que haja diagnóstico e tratamento adequados o quanto antes. Um paciente com asma bem controlada pode e deve ter uma vida sem nenhum tipo de restrição.
Se seu pequeno / sua pequena sofre de sintomas que possam ser asma, procure seguimento com alergologista ou pneumologista para diagnóstico adequado e prevenção de crises.