Alergia Alimentar (AA)

Alergia alimentar

Se você teve alguma reação após ingestão principalmente dos alimentos mais alergênicos (leite, ovo, soja, peixe, frutos do mar, trigo, castanhas) pode ser AA (alergia alimentar)!

Existem manifestações diferentes e mecanismos alérgicos diferentes por trás das alergias alimentares. Reações mais imediatas, mediadas pelo anticorpo IgE, podem desencadear sintomas como urticária (lesão de pele elevada e avermelhada), angioedema (inchaço de partes do corpo), vômitos, diarreia, falta de ar, sibilância (chiado no peito) e até anafilaxia (reação alérgica grave). Porém as reações podem ser mais tardias (não mediadas pelo IgE) e essas geralmente se apresentam com alterações do trato gastrointestinal, como vômitos e diarreia.

Devido a essa variedade de manifestações e os muitos diagnósticos diferenciais envolvidos, o diagnóstico preciso requer uma história clínica bem detalhada, exames apenas nos casos indicados e, muitas vezes, um teste de provocação com o alimento suspeito para confirmar ou excluir a alergia.

O tratamento consiste em excluir o alimento causador da alergia, portar caneta de adrenalina em alguns casos,  ter um plano de ação prescrito pelo médico e seguir com nutricionista para fazer adequação da dieta e substituições necessárias. Em alguns casos é possível fazer a dessensibilização (imunoterapia) ao alimento.

A AA vem aumentando nos últimos anos e seu correto diagnóstico e manejo são fundamentais para garantir a segurança das crianças alérgicas e evitar exclusões desnecessárias em quem não é verdadeiramente alérgico!

Dúvidas sobre uma possível alergia alimentar? Entre em contato comigo.

 

Vamos crescer juntos?

Dúvidas?

Fale com nossa equipe agora mesmo, é rápido e gratuito!

Conte conosco

Atendimento via whatsapp para dúvidas, sugestões ou agendamento.
Iniciar conversa

Você pode gostar:

Outros artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *