Quase todo mundo já ouviu falar de alguém que tem alergia aos antinflamatórios (paracetamol, dipirona, diclofenaco, ibuprofeno) ou a antibióticos (amoxicilina, benzetacil, penicilina, cefalexina)! E nos pequenos esse tipo de relato também é comum!
Mas o que muitos não sabem é que a maioria desses relatos de alergia a medicamentos não se confirmam após serem testados com alergologista! No caso da penicilina, por exemplo, até 90% dos pacientes com suspeita de alergia na verdade toleram o remédio após avaliação! Acredita?!
Isso porque as reações podem ser confundidas com outros diagnósticos ou simplesmente aconteceram há tanto tempo que a criança ou adulto passaram a tolerar aquele remédio
Achar erroneamente que tem alergia a alguma medicação pode ser bem danoso, porque às vezes o paciente fica sem uma boa opção de antibiótico, analgésico ou antitérmico quando precisa!
Então, se seu pequeno(a) tem suspeita de alergia a algum medicamento, não deixe pra lá! Procure um alergologista para auxiliar na investigação e entender se realmente a criança é alérgica ou não. E nos casos dos verdadeiramente alérgicos já podem ser testadas e orientadas medicações alternativas que possam ser usadas caso precisem! Não espere precisar para testar!