A Alergia e Imunologia é uma especialidade bem ampla, que trata basicamente das desregulações do nosso sistema imunológico que podem ocasionar:
- Imunodeficiências primárias (ou erros inatos da imunidade): conhecidas pelo número e gravidade aumentado das infecções, podem cursar também com autoimunidades, autoinflamação e outras manifestações. As imunodeficiências são chamadas de secundárias quando um fator externo prejudica as funções do nosso sistema imune (como no caso da infecção pelo vírus HIV, por exemplo).
- Alergias: quando nosso sistema imunológico reconhece como prejudicial algo que não deveria, como alimentos, por exemplo, e desencadeia a reação alérgica!
Na prática o alergologista imunologista trata de doenças como:
– Imunodeficiências
– Alergia alimentar
– Alergia a medicamentos
– Alergia a picada de insetos
– Rinite / Conjuntivite alérgicas
– Asma
– Lesões de pele que podem ser desencadeadas por alguma alergia (eczemas na dermatite atópica e na dermatite de contato; urticária / angioedema)
– Dentre outras condições
Além disso, existem alguns procedimentos inerentes á prática dessa especialidade, descritos em tabela da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), dentre eles:
– Imunoterapia específica (conhecidas popularmente como as “vacinas” para alergia)
– Testes cutâneos alérgicos (para alérgenos do ambiente como fungos, poeira, ácaro; para alimentos; para alguns insetos etc)
– Testes de contato (para cosméticos, alérgenos ocupacionais, medicamentos etc)
Ajudou a esclarecer um pouquinho sobre quando se deve procurar esse especialista para os pequenos(as)? Se ficaram dúvidas, comente aqui! 😉
Ótimo dia!