Série Desenvolvimento Neuropsicomotor – 4 e 5 anos

Criança medindo sua altura em régua colada na parede.

Chegamos ao último capítulo da nossa série sobre o Desenvolvimento Neuropsicomotor Infantil (DNPM), mas você pode consultar os capítulos anteriores aqui em nosso blog, a qualquer momento, não deixe também de compartilhar com outras mamães e papais que conhece, certamente eles vão te agradecer depois 😉.

 

 

Criança aos 4 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

– Gosta de fazer coisas novas

– Brinca de “mamãe” e “papai”

– Está cada vez mais criativo com brincadeiras de faz de conta

– Prefere brincar com outras crianças do que sozinho

– Coopera com outras crianças

– Com frequência não consegue separar o real do imaginário

– Fala sobre o que gosta e no que está interessado

Linguagem/Comunicação

– Sabe algumas regras básicas de gramática, como o uso correto de “ele” e “ela”

– Canta uma música ou recita um poema de cabeça, como ”A dona aranha” ou “As rodas do ônibus”

– Conta histórias

– Consegue dizer seu nome e sobrenome

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Fala os nomes de cores e alguns números

– Entende a ideia de contar

– Começa a entender o tempo

– Lembra-se de partes de uma história

– Entende a ideia de “igual” e “diferente”

– Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo

– Usa tesouras

– Começa a copiar algumas letras de forma

– Brinca de jogos de tabuleiro ou de cartas

– Diz a você o que acha que vai acontecer em seguida em um livro Movimento/Desenvolvimento físico

– Pula e fica sobre um pé só por até 2 segundos

– Consegue pegar uma bola quicando na maior parte das vezes

– Coloca líquidos [em um copo], corta com supervisão e amassa seu próprio alimento

 

O que você pode fazer com seu filho de 4 anos:

– Brinque de faz de conta com seu filho. Deixe que seja o líder e imite o que ele estiver fazendo.

– Sugira que seu filho imagine como será um evento que está por acontecer e vir que esteja deixando-o nervoso, como ir para a pré-escola ou dormir na casa dos avós.

– Apresente a ele escolhas simples sempre que puder. Deixe-o escolher o que vestir, do que brincar ou o que comer de lanche. Limite a 2 ou 3 escolhas.

– Durante os dias de brincadeira conjunta, deixe que resolva seus próprios problemas com os amigos, mas esteja por perto para ajudá-lo se necessário.

– Incentive seu filho a usar palavras, dividir brinquedos e revezar na escolha dos jogos.

– Dê a seu filho brinquedos que desenvolvam a imaginação, como fantasias, jogos de cozinha e blocos.

– Use boa gramática para falar com seu filho. No lugar de “Mamãe quer que você venha aqui”, diga, ”Eu quero que você venha aqui”.

– Use palavras como “primeiro”, “segundo” e “por fim” quando estiver falando sobre atividades diárias. Isto ajudará seu filho a aprender a sequência de eventos.

– Reserve um tempo para responder aos “porquês”. Se não souber a resposta, diga “Eu não sei” ou ajude-o a encontrá-la em um livro, na internet ou perguntando a outro adulto.

– Quando você estiver lendo com seu filho, peça para contar a você o que aconteceu na história à medida que você continua.

– Diga as cores em livros, imagens e nas coisas em casa. Conte itens comuns, como o número de biscoitos, degraus ou trens de brinquedo.

– Ensine seu filho a brincar de jogos ao ar livre, como pega-pega, siga o líder e jogo do lencinho.

– Toque a música preferida de seu filho e dance com ele. Revezem imitando os movimentos de cada um.

 

Criança aos 5 anos

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

Social/Emocional

– Quer agradar os amigos

– Quer ser como os amigos

– Mais propenso a cumprir as regras

– Gosta de cantar, dançar e atuar

– Tem consciência do gênero sexual

– Consegue separar o real do imaginário

– Mostra mais independência (por exemplo, pode visitar um vizinho de porta sozinho [ainda precisa de supervisão de um adulto])

– Às vezes é exigente e às vezes bastante cooperativo

Linguagem/Comunicação

– Fala com clareza

– Conta uma história simples usando frases completas

– Usa o tempo futuro, por exemplo, “A vovó vai chegar”.

– Diz o nome e o endereço

Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Conta 10 ou mais coisas

– Consegue desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo

– Consegue escrever algumas letras ou números

– Copia um triângulo e outras formas geométricas

– Sabe de coisas usadas diariamente, como dinheiro e comida

Movimento/Desenvolvimento físico

– Fica em pé sobre um pé só por 10 segundos ou mais

– Pula; talvez consiga saltar

– Consegue dar cambalhota

– Usa garfo e colher e, às vezes, faca

Consegue ir ao banheiro sozinho o Balança e escala

O que você pode fazer com seu filho de 5 anos:

– Continue organizando dias de brincadeira conjunta com outra criança, passeios ao parque ou grupos para brincar. Dê mais liberdade para seu filho escolher as atividades que quer brincar com os amigos e deixe ele resolva seus problemas sozinho.

– Seu filho pode começar a responder ou falar com desrespeito (palavrões) como forma de se sentir independente. Não dê muita atenção a isso além de uma leve repreensão. Ao invés disso, elogie-o quando pedir as coisas de forma educada e receber calmamente um “não” como resposta.

– Este é um bom momento para conversar com ele sobre toque seguro. Ninguém deve tocar as “partes íntimas”, exceto médicos e enfermeiros durante exames ou os pais quando estiverem tentando limpar a criança.

– Ensine a ele seu endereço e número de telefone.

– Ao ler para seu filho, peça que adivinhe o que acontecerá em seguida na história.

– Incentive-o a “ler” olhando as imagens e contando a história.

– Ensine-o conceitos como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem. Comece a ensinar os dias da semana.

– Explore os interesses do seu filho em sua comunidade. Por exemplo, se ele adora animais, leve-o ao zoológico ou fazendinha. Vá a uma biblioteca ou pesquise na internet sobre estes assuntos.

– Mantenha uma caixa de giz-de-cera, papel, tinta, tesouras infantis e massinha acessível. Incentive seu filho a desenhar e criar projetos de arte com materiais diferentes.

– Brinque com brinquedos que incentivem-no a montar as coisas.

– Ensine-o a usar as pernas para frente e para trás para impulsioná-lo em um balanço.

– Ajude-o a se pendurar em barras.

– Faça caminhadas, com seu filho, faça uma caça ao tesouro em seu bairro ou parque, e ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando um capacete).

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