Série Desenvolvimento Neuropsicomotor – 6 a 9 meses

Nenê brincando em carrinho

Conitnuando a nossa série sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), hoje vamos falar sobre o desenvolvimento do bebê dos 6 aos 9 meses.


BEBÊ AOS 6 MESES

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

1) Social/Emocional

– Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho

– Gosta de brincar com outros, especialmente os pais

– Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz

– Gosta de se ver no espelho

2) Linguagem/Comunicação

– Responde aos sons emitindo sons

– Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons

– Responde ao próprio nome o Emite sons para mostrar alegria e descontentamento

– Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)

3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Observa as coisas ao seu redor

– Leva objetos à boca

– Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance

– Começa a passar as coisas de uma mão para a outra

4) Movimento/Desenvolvimento físico

– Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)

– Começa a sentar-se sem apoio

– Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar

– Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente

O que você pode fazer com seu bebê de 6 meses?

– Brinque com seu bebê no chão diariamente.

– Aprenda a compreender as emoções de seu bebê. Se estiver feliz, continue o que está fazendo. Se estiver aborrecido, pare e acalme-o.

– Mostre ao bebê como se acalmar sozinho quando estiver aborrecido. Ele pode chupar os dedos para se acalmar.

– Brinque de forma “recíproca” – quando ele sorri, você sorri; quando ele faz sons, você o imita.

– Repita os sons do bebê e diga palavras simples com estes sons. Por exemplo, se disser ”bah”, diga “banana” ou “bola”.

– Leia livros para seu filho diariamente. Parabenize-o quando balbuciar e “ler” também.

– Quando ele olhar para alguma coisa, aponte para o objeto e fale a respeito.

– Se ele deixar um brinquedo cair no chão, pegue-o e devolva. Este jogo o ensinará causa e efeito.

– Leia livros com imagens coloridas para seu bebê.

– Aponte para coisas novas e fale os nomes delas.

-Mostre imagens vivas de uma revista e fale os nomes delas.

– Segure-o enquanto está sentado ou apoie-o com travesseiros. Deixe-o observar ao seu redor e dê brinquedos para ele olhar enquanto se equilibra.

Posicione o bebê de bruços ou de barriga para cima e coloque brinquedos levemente fora do alcance. Estimule-o a rolar para alcançar os brinquedos.


BEBÊ AOS 9 MESES

O que a maioria dos bebês faz nesta idade:

1) Social/Emocional

– Pode ter medo de estranhos

– Pode ser grudado nos adultos familiares

– Possui brinquedos favoritos

2) Linguagem/Comunicação

– Compreende “não”

– Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”

– Imita sons e gestos dos outros

– Usa os dedos para apontar as coisas

3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai

– Procura objetos que vê você esconder

– Brinca de esconder e achar o rosto o Coloca objetos na boca

– Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra

– Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador

4) Movimento/Desenvolvimento físico

– Fica de pé apoiado em algo

– Consegue se sentar

– Senta sem apoio

– Puxa para levantar

– Engatinha

O que você pode fazer com seu bebê de 9 meses?

– Preste atenção à maneira como ele reage a situações e pessoas novas ; procure continuar fazendo coisas que deixam seu bebê feliz e confortável.

– Conforme ele se movimenta mais, fique por perto para que ele saiba que você está próximo.

– Continue com as rotinas: elas são especialmente importantes agora.

– Faça brincadeiras com “minha vez, sua vez”.

– Diga o que você acha que ele está sentindo. Por exemplo, diga “você está triste, vamos ver se conseguimos alegrá-lo”.

– Descreva o que está vendo; por exemplo, ”bola vermelha e redonda”.

– Fale sobre o que ele quer quando ele aponta algo.

– Imite os sons e palavras.

– Diga o que espera dele. Por exemplo, em vez de dizer “não fique de pé”, diga “está na hora de sentar”.

– Ensine causa e efeito rolando bolas para frente e para trás, empurrando carrinhos e caminhões, e colocando blocos dentro e fora de uma caixa.

– Brinque de esconder e achar o rosto, e de esconde-esconde.

– Converse e leia para seu bebê.

– Forneça bastante espaço para ele se movimentar e explorar em uma área segura.

– Posicione-o próximo a objetos que ele possa segurar para se levantar com segurança.

Vamos crescer juntos?

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