Esse é nosso 4º post da série sobre o desenvolvimento neuropsicomotor infantil (DNPM) e hoje vamos focar no desenvolvimento aos 2 e 3 anos. Não deixe de consultar os posts anteriores e também o próximo, o último desta série.
Bebê aos 2 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
– Imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas
– Fica empolgado quando está com outras crianças
– Mostra cada vez mais independência
– Mostra um comportamento desafiador (faz o que lhe foi pedido para não fazer)
– Brinca principalmente ao lado de outras crianças, mas começa a incluir outras crianças, como em brincadeiras de pega-pega
Linguagem/Comunicação
– Aponta para objetos ou imagens quando ouve seus nomes
– Conhece os nomes de pessoas familiares e partes do corpo
– Formula frases com 2 a 4 palavras
– Segue instruções simples
– Repete palavras que ouviu em uma conversa
– Aponta para coisas em um livro
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Encontra objetos mesmo quando escondidos debaixo de duas ou três camadas
– Começa a separar formas e cores
– Completa frases e rimas em livros familiares
– Brinca de brincadeiras simples de faz de conta
– Constrói torres de 4 ou mais blocos
– Pode usar uma mão mais do que a outra
– Segue instruções de dois passos, como “Pegue seus sapatos e coloque-os no armário”.
– Nomeia itens em um livro de imagens, como gato, pássaro ou cachorro
Movimento/Desenvolvimento físico
– Fica na ponta do pé
– Chuta uma bola
– Começa a correr
– Escala e desce de móveis sem ajuda
– Sobe e desce escadas se segurando
– Arremessa uma bola com as mãos
– Desenha ou copia linhas retas e círculos
O que você pode fazer com seu bebê de 2 anos?
– Incentive-o a lhe ajudar com tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie-o por ser um bom ajudante.
– Nesta idade, as crianças ainda brincam próximas (mas não juntas) e não sabem compartilhar muito bem. Em espaços conjuntos, dê às crianças muitos brinquedos para brincar. Observe-as de perto e intervenha em caso de briga ou discussão.
– Dê atenção e elogie-o quando seguir as instruções.
– Ensine-o a identificar e falar as partes do corpo, animais e outras coisas comuns.
– Não o corrija quando ele disser palavras incorretamente. Em vez disso, diga-as corretamente. Por exemplo, ”Isto é uma bola”.
– Incentive-o a dizer uma palavra em vez de apontar para o objeto. Se ele não consegue dizer a palavra inteira (“leite”), diga o primeiro som (“l”) para ajudar. Com o tempo, você pode incentivá-lo a dizer a frase inteira – “Eu quero leite”.
– Esconda os brinquedos dele pelo quarto e deixe que ele os encontre.
– Ajude-o a brincar de quebra-cabeças com formas, cores ou animais da fazenda. Fale o nome de cada peça quando ele a colocar no lugar.
– Incentive-o a brincar com blocos. Reveze com ele na construção e derrubada de torres.
– Faça projetos de arte usando giz-de-cera, tinta e papel. Descreva o que ele faz e pendure na parede ou na geladeira.
– Peça a ele para lhe ajudar a abrir portas e gavetas e a virar as páginas de um livro ou revista.
– Quando estiver andando bem, peça que carregue pequenas coisas para você.
– Chute uma bola de um para o outro com seu filho. Se ele ficar bom nisso, incentive-o a correr e chutar.
– Leve-o ao parque para correr e escalar em equipamentos ou caminhar em trilhas naturais. Observe-o de perto.
Criança aos 3 anos
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
Social/Emocional
– Imita adultos e amigos
– Mostra afeto por amigos sem ser incentivado
– Reveza em brincadeiras
– Mostra preocupação por um amigo que está chorando
– Entende a ideia de “meu” e “seu” ou “sua”
– Mostra uma série de emoções
– Separa com facilidade da mãe e do pai
– Pode ficar aborrecido com mudanças grandes na rotina
– Coloca e tira a roupa sozinho
Linguagem/Comunicação
– Segue instruções de 2 ou 3 passos
– Consegue falar o nome das coisas mais comuns
– Entende palavras como “dentro”, “em cima” e “embaixo”
– Fala seu primeiro nome, idade e sexo
– Fala o nome de um amigo
– Fala palavras como “eu”, “mim”, “nós” e “você” e alguns plurais (carros, cachorros, gatos)
– Fala bem o suficiente para pessoas estranhas entenderem a maior parte do tempo
– Engaja em uma conversa usando 2 a 3 frases
Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Pode manusear brinquedos com botões, alavancas e partes móveis
– Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas
– Monta quebra-cabeças com 3 ou 4 peças
– Entende o que “dois” significa
– Copia um círculo com um lápis ou giz-de-cera
– Vira uma página de um livro por vez
– Constrói torres de mais de 6 blocos
– Abre e fecha tampas de jarras ou vira a maçaneta da porta
Movimento/Desenvolvimento físico
– Escala bem
– Corre com facilidade
– Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas)
– Sobe e desce escadas, um pé em cada degrau
O que você pode fazer com seu bebê de 3 anos?
– Vá com ele a grupos de brincar ou outros lugares onde tenham crianças para incentivá-lo a se dar bem com os outros.
– Trabalhe com ele para resolver um problema quando estiver aborrecido.
– Fale sobre as emoções dele. Por exemplo, diga, ”Eu sei que está bravo e por isso arremessou o quebra-cabeças”. Incentive-o a identificar os sentimentos em livros.
– Estabeleça regras e limites e os siga. Se ele desobedecer uma regra, ponha-o de castigo por 30 segundos a 1 minuto em uma cadeira ou em seu quarto. Parabenize-o por cumprir as regras.
– Dê instruções de 2 ou 3 passos. Por exemplo, “Vá para seu quarto e pegue seus sapatos e casaco”.
– Leia para seu filho diariamente. Peça que aponte objetos nas imagens e repita as palavras que você disser.
– Dê a ele uma “caixa de atividades” com papel, giz-de-cera e livros de colorir. Colora e desenhe linhas e formas juntos.
– Brinque de jogos de combinação. Peça a ele para encontrar objetos idênticos em livros ou ao redor da casa.
– Brinque de jogos de contar. Conte partes do corpo, degraus e outras coisas que você usa ou vê todos os dias.
– Segure a mão de seu filho ao subir e descer escadas. Quando já puder subir e descer facilmente, incentive-o a usar o corrimão.
– Brinque com ele ao ar livre. Vá ao parque ou trilha de caminhada. Permita que ele brinque livremente e sem atividades estruturadas.