Continuando a nossa série sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) dos bebês, vamos conhecer um pouco mais sobre marcos e estímulos dos 12 e 18 meses.
BEBÊ aos 12 meses
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– É tímido ou nervoso com estranhos
– Chora quando a mãe ou pai vai embora
– Possui pessoas e objetos preferidos
– Demonstra medo em algumas situações
– Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história
– Repete sons ou reações para conseguir atenção
– Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir
– Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”
2) Linguagem/Comunicação
– Responde a pedidos simples verbais
– Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau”
– Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)
– Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”
– Tenta dizer as palavras que você fala
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando
– Acha objetos escondidos com facilidade
– Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto
– Imita gestos
– Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo
– Bate dois objetos um contra o outro
– Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa
– Solta as coisas sem ajuda
– Cutuca com o dedo indicador
– Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Senta-se sem ajuda
– Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis
– Pode dar alguns passos sem se apoiar
– Pode ficar de pé sozinho
O que você pode fazer com seu bebê de 12 meses?
– Dê tempo para ele conhecer e se familiarizar com um novo cuidador. Traga um brinquedo favorito, animal de pelúcia ou cobertor para confortar seu filho.
– Em resposta a comportamentos indesejáveis, diga “não” com firmeza. Não grite, bata ou dê explicações longas. Uma repreensão de 30 segundos a 1 minuto pode ajudar a redirecionará-lo.
– Dê a seu filho muitos abraços, beijos e parabenize-o pelo bom comportamento.
– Passe mais tempo parabenizando um bom comportamento do que punindo um mau comportamento.
– Converse sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos com um a toalha de rosto”.
– Leia com seu filho diariamente. Faça com que ele vire as páginas. Reveze na descrição das imagens.
– Fale mais sobre o que ele diz ou tenta dizer, ou para o que aponta. Se apontar para um caminhão e falar ”c” ou “caminhão”, diga, “sim, é um caminhão azul e grande”.
– Dê giz de cera e papel, e deixe-o desenhar livremente. Mostre a ele como desenhar linhas para cima e para baixo, e por toda a página. Elogie-o quando tenta copiar as linhas.
– Brinque com blocos, brinquedos de formas variadas e outros brinquedos que estimulem o uso das mãos.
– Esconda brinquedos pequenos e outros objetos e faça-o procurá-los.
– Peça que descreva partes do corpo ou coisas que vocês vêem enquanto andam de carro.
– Cante canções com ações, como “A dona aranha” e “As rodas do ônibus”. Ajude-o seguir as ações com você.
– Dê potes e panelas ou um instrumento musical pequeno, como um tambor ou pratos. Incentive-o a fazer barulho.
– Ofereça muitos lugares seguros para seu filho explorar. (Deixe a casa à prova de bebês. Guarde produtos de limpeza, de lavanderia, de jardinagem e automotivos fora do alcance da criança. Use um portão de segurança e tranque as portas que dão para o exterior).
– Dê a ele brinquedos de puxar, como caminhões ou um “carrinho infantil de empurrar”.
BEBÊ AOS 18 MESES
O que a maioria das crianças faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira
– Pode ter ataques de birra
– Pode ter medo de estranhos
– Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado
– Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca
– Pode grudar nos cuidadores em situações novas
– Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante
– Explora sozinho, mas com um dos pais por perto
2) Linguagem/Comunicação
– Fala diversas palavras simples
– Diz “não” balançando a cabeça
– Aponta para mostrar a alguém o que ele quer
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher
– Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas
– Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo
– Aponta para uma parte do corpo
– Faz rabiscos sozinho
– Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Anda sozinho
– Pode conseguir subir degraus e correr
– Puxa brinquedos enquanto anda
– Ajuda a se despir
– Bebe de um copo
– Come com uma colher
O que você pode fazer com seu bebê de 18 meses?
– Ofereça um ambiente seguro e acolhedor. É importante ser consistente e previsível.
– Elogie comportamentos bons mais do que pune os maus comportamentos (use apenas repreensões bem rápidas).
– Descreva suas emoções. Por exemplo, diga, “Você fica feliz quando lemos este livro”.
– Incentive a brincadeira de faz de conta.
– Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vir uma criança que está triste, incentive-o a abraçar ou fazer um carinho na outra criança.
– Leia livros e fale sobre as imagens usando palavras simples.
– Imite as palavras de seu filho.
– Use palavras que descrevam sentimentos e emoções.
– Use frases simples e claras.
– Faça perguntas simples.
– Esconda objetos sob cobertores e travesseiros e encoraje-o a procurá-los.
– Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças e brinquedos que ensinem causa e efeito e resolução de problemas.
– Fale os nomes de imagens em livros e das partes do corpo.
– Ofereça brinquedos que incentivem a brincadeira de faz de conta; por exemplo, bonecas, telefones de brincar.
– Ofereça brinquedos que ele possa empurrar ou puxar com segurança.
– Ofereça bolas para ele chutar, rolar ou arremessar.
– Incentive-o a beber de seu copo e usar uma colher, não importa a bagunça.
– Faça bolhas e deixe-o estourá-las.