Série Desenvolvimento Neuropsicomotor – 12 a 18 meses

Bebê subindo em licros empilhados, apoiado na parede.

Continuando a nossa série sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) dos bebês, vamos conhecer um pouco mais sobre marcos e estímulos dos 12 e 18 meses.

 

BEBÊ aos 12 meses

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

1) Social/Emocional

– É tímido ou nervoso com estranhos

– Chora quando a mãe ou pai vai embora

– Possui pessoas e objetos preferidos

– Demonstra medo em algumas situações

– Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história

– Repete sons ou reações para conseguir atenção

– Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir

– Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”

2) Linguagem/Comunicação

– Responde a pedidos simples verbais

– Usa gestos simples, como balançar a cabeça [simbolizando] “não” ou acenar “tchau”

– Emite sons com alterações no tom (soa mais parecido com a fala)

– Diz “mama” e “papa” e exclamações como “uh-oh!”

– Tenta dizer as palavras que você fala

3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Explora as coisas de formas diferentes, como chacoalhando, batendo ou arremessando

– Acha objetos escondidos com facilidade

– Olha para um a imagem ou objeto certo quando se diz o nome de tal objeto

– Imita gestos

– Começa a usar as coisas corretamente; por exemplo, bebe de um copo, escova o cabelo

– Bate dois objetos um contra o outro

– Coloca os objetos em uma caixa, tira os objetos de uma caixa

– Solta as coisas sem ajuda

– Cutuca com o dedo indicador

– Segue instruções simples como “pegue o brinquedo”

4) Movimento/Desenvolvimento físico

– Senta-se sem ajuda

– Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis

– Pode dar alguns passos sem se apoiar

– Pode ficar de pé sozinho

O que você pode fazer com seu bebê de 12 meses?

– Dê tempo para ele conhecer e se familiarizar com um novo cuidador. Traga um brinquedo favorito, animal de pelúcia ou cobertor para confortar seu filho.

– Em resposta a comportamentos indesejáveis, diga “não” com firmeza. Não grite, bata ou dê explicações longas. Uma repreensão de 30 segundos a 1 minuto pode ajudar a redirecionará-lo.

– Dê a seu filho muitos abraços, beijos e parabenize-o pelo bom comportamento.

– Passe mais tempo parabenizando um bom comportamento do que punindo um mau comportamento.

– Converse sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos com um a toalha de rosto”.

– Leia com seu filho diariamente. Faça com que ele vire as páginas. Reveze na descrição das imagens.

– Fale mais sobre o que ele diz ou tenta dizer, ou para o que aponta. Se apontar para um caminhão e falar ”c” ou “caminhão”, diga, “sim, é um caminhão azul e grande”.

– Dê giz de cera e papel, e deixe-o desenhar livremente. Mostre a ele como desenhar linhas para cima e para baixo, e por toda a página. Elogie-o quando tenta copiar as linhas.

– Brinque com blocos, brinquedos de formas variadas e outros brinquedos que estimulem o uso das mãos.

– Esconda brinquedos pequenos e outros objetos e faça-o procurá-los.

– Peça que descreva partes do corpo ou coisas que vocês vêem enquanto andam de carro.

– Cante canções com ações, como “A dona aranha” e “As rodas do ônibus”. Ajude-o seguir as ações com você.

– Dê potes e panelas ou um instrumento musical pequeno, como um tambor ou pratos. Incentive-o a fazer barulho.

– Ofereça muitos lugares seguros para seu filho explorar. (Deixe a casa à prova de bebês. Guarde produtos de limpeza, de lavanderia, de jardinagem e automotivos fora do alcance da criança. Use um portão de segurança e tranque as portas que dão para o exterior).

– Dê a ele brinquedos de puxar, como caminhões ou um “carrinho infantil de empurrar”.

 

 

BEBÊ AOS 18 MESES

O que a maioria das crianças faz nesta idade:

1) Social/Emocional

– Gosta de dar coisas a os outros como forma de brincadeira

– Pode ter ataques de birra

– Pode ter medo de estranhos

– Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado

– Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca

– Pode grudar nos cuidadores em situações novas

– Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante

– Explora sozinho, mas com um dos pais por perto

2) Linguagem/Comunicação

– Fala diversas palavras simples

– Diz “não” balançando a cabeça

– Aponta para mostrar a alguém o que ele quer

3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)

– Sabe para que servem coisas comuns, por exemplo, telefone, escova, colher

– Aponta para conseguir a atenção de outras pessoas

– Mostra interesse em uma boneca ou animal de pelúcia fingindo alimentá-lo

– Aponta para uma parte do corpo

– Faz rabiscos sozinho

– Consegue seguir comandos verbais de 1 passo sem gestos, por exemplo, senta quando você diz “sente-se”

4) Movimento/Desenvolvimento físico

– Anda sozinho

– Pode conseguir subir degraus e correr

– Puxa brinquedos enquanto anda

– Ajuda a se despir

– Bebe de um copo

– Come com uma colher

O que você pode fazer com seu bebê de 18 meses?

– Ofereça um ambiente seguro e acolhedor. É importante ser consistente e previsível.

– Elogie comportamentos bons mais do que pune os maus comportamentos (use apenas repreensões bem rápidas).

– Descreva suas emoções. Por exemplo, diga, “Você fica feliz quando lemos este livro”.

– Incentive a brincadeira de faz de conta.

– Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vir uma criança que está triste, incentive-o a abraçar ou fazer um carinho na outra criança.

– Leia livros e fale sobre as imagens usando palavras simples.

– Imite as palavras de seu filho.

– Use palavras que descrevam sentimentos e emoções.

– Use frases simples e claras.

– Faça perguntas simples.

– Esconda objetos sob cobertores e travesseiros e encoraje-o a procurá-los.

– Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças e brinquedos que ensinem causa e efeito e resolução de problemas.

– Fale os nomes de imagens em livros e das partes do corpo.

– Ofereça brinquedos que incentivem a brincadeira de faz de conta; por exemplo, bonecas, telefones de brincar.

– Ofereça brinquedos que ele possa empurrar ou puxar com segurança.

– Ofereça bolas para ele chutar, rolar ou arremessar.

– Incentive-o a beber de seu copo e usar uma colher, não importa a bagunça.

– Faça bolhas e deixe-o estourá-las.

 

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