O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil é fascinante e muito importante de ser acompanhado nas consultas de rotina de puericultura dos pequenos(as). Pensa que um bebê recém-nascido nasce totalmente dependente de tudo, molinho e após apenas 1 ano já se locomove (seja engatinhando ou já andando), balbucia e interage! Não é incrível?!
Segue então uma série de posts com o que esperar em cada idade e sugestões de brincadeiras para curtir com os filhotes. Os posts serão divididos em: 2 e 4 meses; 6 e 9 meses; 12 e 18 meses; 2 e 3 anos; 4 e 5 anos. As informações foram retiradas do CDC (Control Disease Center) americano, de uma cartilha criada especialmente para os pais acompanharem o DNPM das crianças.
Muito importante: é legal os cuidadores terem uma ideia do que esperar em cada etapa do desenvolvimento dos bebês, mas saibam que existe uma variação esperada, cada criança tem seu tempo e a maioria das vezes essas variações são normais. Se você se preocupou porque seu(a) filho(a) não atingiu algum marco esperado para idade, converse com o pediatra para que ele avalie e diga se é caso para preocupação ou não.
Outra ressalva: cuidado com o excesso de estimulação e expectativas sobre o nenê. As sugestões que seguem são de brincadeiras que ajudam sim na estimulação dos pequenos, mas devem ser prazerosas para cuidadores e criança, um momento lúdico, de troca e não um treinamento militar, cheio de exigências e esforços 😜. A melhor maneira de ajudar o bebê a se desenvolver é dar amor, carinho, atenção e brincar muito.
BEBÊ AOS 2 MESES
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– Começa a sorrir para as pessoas
– Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão)
– Tenta olhar para os pais
2) Linguagem/Comunicação
– Começa a fazer barulhos e gorgolejar
– Vira a cabeça em direção aos sons
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Presta atenção a rostos
– Começa a seguir objetos com os olhos e reconhece as pessoas de longe
– Começa a ficar entediado (chora, fica inquieto) se a atividade não muda
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Consegue manter a cabeça elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços
– Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas
O que você pode fazer com seu bebê de 2 meses?
– Abrace, converse e brinque com seu bebê na hora de amamentar, trocar de roupa e tomar banho.
– Ajude-o a aprender a se acalmar sozinho. Tudo bem chupar os dedos.
– Comece a ajudá-lo a entrar em uma rotina, como dormir mais à noite do que durante o dia, e a ter atividades regulares.
– Identificar do que ele gosta e não gosta pode ajudar você a sentir-se mais confortável e confiante.
– Aja com entusiasmo e sorria quando ele fizer sons.
– Copie os sons do bebê de vez em quando, mas também use uma linguagem clara.
– Preste atenção aos diferentes choros para que você aprenda o que ele quer.
– Converse, leia e cante para seu bebê.
– Brinque de esconder e achar o rosto. Ajude-o a brincar de esconder e achar o rosto também.
– Coloque um espelho seguro para bebês no berço para que ele possa se ver.
– Olhe imagens com o bebê e converse sobre elas.
– Coloque-o de bruços quando estiver acordado e posicione brinquedos ao redor dele (sempre supervisionado)
– Estimule seu bebê a levantar a cabeça colocando brinquedos no nível dos olhos, à frente dele.
– Posicione um brinquedo ou chocalho acima da cabeça dele e encoraje-o a alcançá-lo.
– Segure-o de pé com os pés no chão. Cante ou converse com seu bebê enquanto está de pé.
BEBÊ AOS 4 MESES
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas
– Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba
– Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa
2) Linguagem/Comunicação
– Começa a balbuciar
– Balbucia com expressões e imita os sons que ouve
– Chora de maneira diferente para mostrar fome, dor ou cansaço
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Mostra a você se está feliz ou triste
– Responde ao afeto
– Tenta pegar um brinquedo com uma mão
– Usa as mãos e olhos juntos, como ao ver um brinquedo e tentar pegá-lo
– Segue as coisas em movimento com os olhos de um lado para o outro
– Observa os rostos atentamente
– Reconhece pessoas e coisas familiares de longe
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio
– Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
– Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços
– Consegue segurar um brinquedo e chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados
– Leva as mãos à boca
– Quando está de bruços, se apoia sobre os cotovelos
O que você pode fazer com seu bebê de 4 meses?
– Segure-o e converse com ele; sorrindo e de forma alegre.
– Estabeleça rotinas regulares para o sono e a alimentação.
– Preste atenção ao que gosta e não gosta; você saberá como atender melhor às necessidades dele e o que fazer para deixá-lo feliz.
– Imite os sons do bebê.
– Aja com entusiasmo e sorria quando ele fizer sons.
– Faça uso de períodos calmos de interação quando você pode ler ou cantar para ele.
– Ofereça brinquedos adequados à idade dele, como chocalhos e imagens coloridas.
– Faça brincadeiras, como de esconder e achar o rosto.
– Ofereça oportunidades seguras para seu bebê alcançar brinquedos e explorar o ambiente ao redor.
– Posicione brinquedos ao redor dele de maneira que possa alcançá-los ou chutá-los com os pés.
– Coloque brinquedos ou chocalhos na mão do bebê e ajude-o a segurá-los.
– Segure-o de pé com os pés sobre o chão, e cante ou converse com ele enquanto ele “fica de pé” com apoio.