Será que meu(a) filho(a) tem imunidade baixa?

urso de pelúcia com o termômetro

Criança que fica o tempo todo resfriada, gripada ou com diarreia: se identifica? 

 

Pois saiba que não necessariamente existe um problema com a imunidade. Nas crianças que frequentam escola / creche são esperados de 10 a 12 quadros virais no ano. Ou seja, se considerarmos que cada quadro dura cerca de 1 semana e a criança vai cerca de 9-10 meses/ano para creche ela pode passar boa parte do ano letivo doente, dando aquela impressão de que não melhora nunca!

 

As crianças têm uma imunidade ainda em maturação, tanto as células de defesa, quanto os anticorpos estão se desenvolvendo. Além disso, dependendo da idade, tem várias vacinas que ainda não receberam, ficando mais expostas a infecções por alguns microrganismos. Juntando a isso o fato de ficarem expostas a infecções no contato com outras crianças quando frequentam escola  (principalmente as causadas por vírus – as famosas viroses), fica fácil entender porque esses pequenos passam tanto tempo doentes!

 

Mas atenção: existem alguns sinais que alertam o pediatra e a família para que talvez haja um problema na imunidade, uma doença mesmo.

10 sinais de alerta para imunodeficiencia

fonte: https://www.bragid.org.br/novo/materiais-educativos.php

 

Portanto, se seu pequeno(a) fica bastante resfriado(a), mas frequenta creche, é menor de 3 anos, cresce e se desenvolve normalmente, não teve internações em Unidade de Terapia Intensiva, nem quadros graves, pode ser que apenas esteja com a imunidade em maturação e não tenha nenhuma doença associada.

 

Converse sempre com seu pediatra para saber quando é importante levar a criança no pronto atendimento (podemos fazer um post sobre isso mais para frente) e se notar algum desses sinais de alerta para avaliação e investigação com imunologista. 

 

Nenhuma postagem substitui consulta médica

Dúvidas?

Fale com nossa equipe agora mesmo, é rápido e gratuito!

Conte conosco

Atendimento via whatsapp para dúvidas, sugestões ou agendamento.
Iniciar conversa

Você pode gostar:

Outros artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *