Decidir quem será o profissional que vai acompanhar seu(a) pequeno(a) pode ser uma tarefa difícil, afinal o pediatra segue criança + família por um longo tempo da vida!
Seguem então algumas sugestões para auxiliar nessa busca:
- Procure conhecer a formação acadêmica do profissional: no caso da pediatria, é pré-requisito ter graduação em medicina e residência médica e/ou título de especialista na área. Uma boa formação não garante que você vá se identificar com aquele pediatra, mas é um ponto de partida importante!
- Indicação de amigos ou parentes pode ser interessante, pois são pessoas de sua confiança sugerindo um pediatra de quem já gostam e confiam. Mas se lembre de que nem sempre o pediatra ideal para uma família atende as necessidades de outra.
- Tem que “bater o santo”, como dizem! Cada pediatra tem um jeitinho único, que vai ser perfeito para algumas famílias e para outras nem tanto, dependendo do perfil e valores de cada um! O importante é que aconteça essa identificação ao longo das consultas para que seja construída uma relação verdadeira, prazerosa e de confiança entre família e pediatra. Nesse sentido podem ajudar:
– Consulta de pré natal: que, além de inúmeros outros benefícios, ajuda a sentir se rola esse “match” antes mesmo do bebê nascer e dá tempo mais tranquilamente de trocar de profissional, caso a família não se identifique com a primeira opção.
– Caso o pediatra esteja nas redes sociais, tenha site, poste vídeos etc, dar uma olhadinha nos conteúdos e perfil da pessoa podem auxiliar a ter uma prévia de se já há uma identificação ou não.
Espero que todos encontrem ou já tenham encontrado um pediatra ideal para chamarem de seu!
Ótimo dia!