Existem vacinas para alergia?

Sim! As chamadas vacinas para alergia consistem na inoculação gradual de partes daquilo que se tem alergia (alérgeno) por via subcutânea ou sublingual na tentativa de fazer o sistema imunológico do indivíduo “se acostumar” àquela partícula e começar a tolerá-la.

O nome mais correto para esse procedimento é imunoterapia e é considerado tratamento possível para algumas doenças alérgicas como: rinite, conjuntivite, dermatite atópica, asma e alergia à picada de alguns insetos.

Para saber se há indicação de tratamento com imunoterapia deve ser realizado corretamente o diagnóstico da doença alérgica, avaliada história clínica e exames (de sangue ou aqueles testados na pele) para saber qual(is) alérgeno(s) são responsáveis pelos sintomas apresentados.

O tratamento deve ser realizado em local especializado, com suporte para prestar atendimento se ocorrer algum evento adverso. Podem ocorrer reações locais (na pele ou mucosa oral) ou sistêmicas (urticária, coriza, sintomas respiratórios, sintomas gastrointestinais e em casos graves até anafilaxia) e para evitá-las deve-se sempre avaliar o paciente antes da aplicação da vacina, suspender o tratamento nas descompensações alérgicas ou infecciosas e em pacientes asmáticos aguardar a doença estar bem controlada.

Possíveis contra indicações a esse tratamento são: asma grave ou não controlada, uso de betabloqueador, câncer, doenças autoimunes.

A duração do tratamento varia de 3 a 5 anos dependendo do caso, sendo no início as aplicações mais frequentes (fase de indução), espaçando um pouco (em geral 1x no mês) na fase de manutenção, no caso da subcutânea. A imunoterapia sublingual é feita diariamente, podendo ser aplicada pelos próprios pacientes em casa.

Os riscos e benefícios da imunoterapia devem ser sempre discutidos com o alergologista para que família e médico decidam se vale a pena investir nesse tratamento. Em caso de dúvidas sobre o assunto consulte um especialista e não esqueça que postagens jamais substituem a consulta médica!

Fonte: https://asbai.org.br/imunoterapia-perguntas-e-respostas/

Vamos crescer juntos?

Dúvidas?

Fale com nossa equipe agora mesmo, é rápido e gratuito!

Conte conosco

Atendimento via whatsapp para dúvidas, sugestões ou agendamento.
Iniciar conversa

Você pode gostar:

Outros artigos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *