Conitnuando a nossa série sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), hoje vamos falar sobre o desenvolvimento do bebê dos 6 aos 9 meses.
BEBÊ AOS 6 MESES
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho
– Gosta de brincar com outros, especialmente os pais
– Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz
– Gosta de se ver no espelho
2) Linguagem/Comunicação
– Responde aos sons emitindo sons
– Une as vogais ao balbuciar (“ah”, “eh”, “oh”) e gosta de revezar com os pais enquanto emite sons
– Responde ao próprio nome o Emite sons para mostrar alegria e descontentamento
– Começa a falar sons consoantes (articula com “m”, “b”)
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Observa as coisas ao seu redor
– Leva objetos à boca
– Mostra curiosidade sobre as coisas e procura alcançar objetos que estão fora do alcance
– Começa a passar as coisas de uma mão para a outra
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Rola em ambas as direções (de bruços para costas e vice-versa)
– Começa a sentar-se sem apoio
– Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar
– Balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente
O que você pode fazer com seu bebê de 6 meses?
– Brinque com seu bebê no chão diariamente.
– Aprenda a compreender as emoções de seu bebê. Se estiver feliz, continue o que está fazendo. Se estiver aborrecido, pare e acalme-o.
– Mostre ao bebê como se acalmar sozinho quando estiver aborrecido. Ele pode chupar os dedos para se acalmar.
– Brinque de forma “recíproca” – quando ele sorri, você sorri; quando ele faz sons, você o imita.
– Repita os sons do bebê e diga palavras simples com estes sons. Por exemplo, se disser ”bah”, diga “banana” ou “bola”.
– Leia livros para seu filho diariamente. Parabenize-o quando balbuciar e “ler” também.
– Quando ele olhar para alguma coisa, aponte para o objeto e fale a respeito.
– Se ele deixar um brinquedo cair no chão, pegue-o e devolva. Este jogo o ensinará causa e efeito.
– Leia livros com imagens coloridas para seu bebê.
– Aponte para coisas novas e fale os nomes delas.
-Mostre imagens vivas de uma revista e fale os nomes delas.
– Segure-o enquanto está sentado ou apoie-o com travesseiros. Deixe-o observar ao seu redor e dê brinquedos para ele olhar enquanto se equilibra.
Posicione o bebê de bruços ou de barriga para cima e coloque brinquedos levemente fora do alcance. Estimule-o a rolar para alcançar os brinquedos.
BEBÊ AOS 9 MESES
O que a maioria dos bebês faz nesta idade:
1) Social/Emocional
– Pode ter medo de estranhos
– Pode ser grudado nos adultos familiares
– Possui brinquedos favoritos
2) Linguagem/Comunicação
– Compreende “não”
– Emite muitos sons diferentes como “mamamama” e ”bababababa”
– Imita sons e gestos dos outros
– Usa os dedos para apontar as coisas
3) Cognitivo (aprendizado, pensamento, resolução de problemas)
– Observa o caminho de alguma coisa quando ela cai
– Procura objetos que vê você esconder
– Brinca de esconder e achar o rosto o Coloca objetos na boca
– Movimenta objetos facilmente de uma mão para a outra
– Pega coisas, como cereais, entre o dedão e o dedo indicador
4) Movimento/Desenvolvimento físico
– Fica de pé apoiado em algo
– Consegue se sentar
– Senta sem apoio
– Puxa para levantar
– Engatinha
O que você pode fazer com seu bebê de 9 meses?
– Preste atenção à maneira como ele reage a situações e pessoas novas ; procure continuar fazendo coisas que deixam seu bebê feliz e confortável.
– Conforme ele se movimenta mais, fique por perto para que ele saiba que você está próximo.
– Continue com as rotinas: elas são especialmente importantes agora.
– Faça brincadeiras com “minha vez, sua vez”.
– Diga o que você acha que ele está sentindo. Por exemplo, diga “você está triste, vamos ver se conseguimos alegrá-lo”.
– Descreva o que está vendo; por exemplo, ”bola vermelha e redonda”.
– Fale sobre o que ele quer quando ele aponta algo.
– Imite os sons e palavras.
– Diga o que espera dele. Por exemplo, em vez de dizer “não fique de pé”, diga “está na hora de sentar”.
– Ensine causa e efeito rolando bolas para frente e para trás, empurrando carrinhos e caminhões, e colocando blocos dentro e fora de uma caixa.
– Brinque de esconder e achar o rosto, e de esconde-esconde.
– Converse e leia para seu bebê.
– Forneça bastante espaço para ele se movimentar e explorar em uma área segura.
– Posicione-o próximo a objetos que ele possa segurar para se levantar com segurança.